Um sobreiro e a paisagem

O retirador Jorge Filipe e o artista Marco Fidalgo tiram a cortiça do sobreiro intervencionado. Imagem: Tiago Fróis, 2019

Há nove anos o artista Marco Fidalgo foi seleccionado para uma residência artística na categoria de Poesia Visual, nas Oficinas do Convento.

Oficinas do Convento. 20 anos de resiliência em Montemor-o-Novo

Em 2016 a Associação Cultural de Arte e Comunicação Oficinas do Convento – ou simplesmente as Oficinas – fez 20 anos. Ao mesmo tempo laboratório, espaço de investigação e produção, estrutura de apoio, janela sobre a contemporaneidade e brecha utópica no cerco cinzento da actualidade, a associação habita e tem vindo a recuperar desde 1996 as sobras do Convento de S. Francisco, em Montemor-o-Novo. Após uma campanha de angariação de fundos, lançou em finais do ano passado um livro e um filme para comemorar o percurso feito e celebrar o que há-de vir.1

Geração, de Constança Clara

Texto para a folha de sala da exposição Geração, de Constança Clara, que teve lugar na galeria Edge-Arts no Espaço Amoreiras (Lisboa), de 1 de Novembro a 14 de Dezembro de 2018.

Obra de Constança Clara na exposição Geração

Museu Nacional d'Art de Catalunya – Apresentação da Arte Moderna

Esta resenha de exposição foi proposta, antes da breve declamação da independência da Catalunha, para uma revista scientífica portuguesa dedicada aos museus, onde aparentemente ficou esquecida numa gaveta. Passados quase três anos, e já desactualizada no que toca ao contexto político referido no texto, fica aqui arquivado, entre outros porque foi para mim, na altura, uma reflexão de alguma importância. Quais as possibilidades de um olhar crítico sobre os relatos feitos da história da arte desde o museu?

Linha Vermelha tricotada no Mercado

Quem foi ao Mercado Municipal no Sábado 29 de Setembro pôde assistir a uma actividade pouco usual: várias pessoas tricotando uma grande linha vermelha. Esta actividade foi uma iniciativa da Campanha Linha Vermelha, realizada em colaboração com a Cooperativa Integral Minga Montemor, a Rede de Cidadania de Montemor-o-Novo e a Associação Ciranda, a fim de chamar a atenção dos cidadãos para a questão da prospecção de petróleo e gás em Portugal.